Aeronáutica divulgará seus projetos na LAAD

Entre os dias 12 e 15 de abril, o Rio de Janeiro será sede da oitava edição da Latin America Aero & Defence (LAAD), maior feira de Segurança e Defesa da América Latina. Com a presença de delegações de 53 países e 600 expositores no Riocentro, a LAAD 2011 deverá receber mais de 20 mil visitantes, que poderão conhecer os principais projetos da Força Aérea Brasileira.

Os destaques na área de aviação começam já nesse sábado (9 de abril). Um helicóptero AH-2 Sabre do 2°/8° GAV sairá da Base Aérea do Galeão com destino ao Riocentro, onde ficará exposto na área externa durante toda a LAAD 2011. No sábado e no domingo o Rio de Janeiro também será sobrevoado pelos três helicópteros EC-725 da Marinha, Exército e FAB, que participam da feira.

A FAB participa do evento com uma comitiva composta por mais de 200 militares de diversas áreas, como aviadores, engenheiros, intendentes e de funções de apoio. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, tem presença confirmada, ao lado de outros Oficiais Generais. A FAB terá um estande de 60 m² , onde o público poderá conhecer projetos como os foguetes 14X e VSB-30, além do míssil MAA-1B.

Na área externa, estará montada uma Unidade Celular de Intendência (UCI), que mostrará na prática a estrutura que a Força Aérea Brasileira dispõe para atuar no campo de batalha, como alojamentos, estrutura de apoio médico e fornecimento de alimentos. A UCI incluirá também o Módulo de Alimentação a Pontos Remotos (MAPRE), unidade desenvolvida a partir dos conceitos de pronto-emprego e de segurança alimentar para as tropas em campanha com capacidade de ser transportada por aviões. Na LAAD, o MAPRE fornecerá mais de 100 refeições diárias para os militares da FAB que participam da feira.

A programação da LAAD 2011 envolve ainda o III Seminário de Defesa, que contará com palestrantes das FAB. Entre os principais temas debatidos, estarão os Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs), simuladores de voo, transferência de tecnologia e a participação da FAB no Programa Espacial Brasileiro.

Além da Força Aérea, a feira também incluirá exposições da Marinha, do Exército e do Ministério da Defesa. Participam também empresas que têm parceria com a Força Aérea Brasileira, como a Embraer, Helibrás e Mectron. São esperadas novidades para projetos como o KC-390.

FONTE: FAB

wpDiscuz