Vários jatos de treinamento T-38 Talon da AFB Holloman estão sendo deslocados para a Base Aérea de Langley, por um período de 6 meses, para o Primeiro Grupo de Operações do “Adversary Air Program”.

Os T-38 vão servir de adversários em combate dissimilar com os F-22. O treinador à jato, ancestral do caça leve F-5, pode voar três missões por dia, por uma pequena fração do custo da hora de voo do Raptor.

Com a redução da disponibilidade de caças F-15 Eagle, é muito mais barato usar o T-38 como adversário, que tem a vantagem ainda de treinar a proficiência dos pilotos de F-22, já que o Talon é muito difícil de detectar.

Segundo o coronel Molloy da USAF, “o T-38 é pequeno, ágil e difícil de encontrar no ar. Soma-se a isso sua pequena seção-reta radar e baixas emissões eletromagnéticas, um T-38 pode punir um piloto de F-22 se este cometer erros.”

FONTE e FOTOS: USAF

NOTA: O emprego do T-38 Talon como “aggressor” no treinamento dos pilotos de F-22 demonstra mais uma vez a excelência do projeto da “família F-5”. Ao mesmo tempo, mostra que a USAF está preocupada em preparar-se para o combate de curto alcance contra pequenos caças difíceis de detectar no radar e no visual. Será uma preparação contra o pequeno J-10 chinês?

SAIBA MAIS:

BATE-PAPO ONLINE: Converse sobre combates aéreos com outros leitores no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

wpDiscuz