Otan admite que matou rebeldes líbios em ‘infeliz acidente’

BRUXELAS – A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) admitiu nesta terça-feira, 5, que suas bombas mataram rebeldes líbios no fim de semana passado, no que qualificou de um “infeliz acidente” causado como reação dos aviões aliados aos tiros para o ar realizados pelos combatentes rebeldes.

“Estudamos o incidente e, com tudo o que sabemos agora, a análise é que foi um infeliz acidente”, explicou em entrevista coletiva o general aliado Mark van Uhm, que considerou o caso encerrado.

Segundo ele, as próprias forças de oposição líbias reconheceram culpa pelo ocorrido e decidiram transferir combatentes mais experientes ao front e passar instruções claras para que não sejam efetuados disparos para o ar. Os rebeldes “aprenderam a lição disto”, explicou o general.

As fontes da Aliança não quiseram dar mais detalhes sobre o fato e explicaram que, por não terem pessoal terrestre no local dos combates, fica mais difícil para a Otan investigar este tipo de caso.

Eles assinalaram, por outro lado, que este é o único incidente de que se tem conhecimento de baixas civis até o momento.

Segundo a emissora catariana “Al-Jazira”, 17 rebeldes morreram atingidos pelos bombardeios aliados em Brega, ao leste de Trípoli.

Os mortos, segundo essa informação, estavam em um comboio de veículos quando foram bombardeados.

FONTE: Folha / EFE

wpDiscuz