Um caça F-22 Raptor da USAF voou com sucesso em velocidade de supercruzeiro (acima de Mach 1 sem pós-combustor) com um combustível contendo uma mistura de JP-8 com biocombustível derivado de uma camélia na proporção 50/50 . A informação foi divulgada pela USAF no último dia 22 de março.

O voo, ocorrido no dia 18 de março, foi precedido de testes conduzidos no solo por membros do 411th Flight Test Squadron. A USAF selecionou o F-22 como a aeronave que testará o bioconbustível que será utilizado em todos os demais caças do seu inventário.

O Raptor realizou diversas manobras incluindo o ‘supercruise’ a 40.000 pés, atingindo a velocidade máxima de Mach 1,5.

O fluido sintético derivado da camélia pertence à classe de biocombustíveis hidroprocessados, conhecidos como “hydrotreated renewable jet” ou HRJ. Combustíveis HRJ podem ter origem em diversos tipos de plantas e de gordura animal.

Autoridades da USAF certificaram no último mês de fevereiro toda a frota de transportes C-17 Globemaster III para uso de biocombustíveis tipo HJR.

FONTE: Base Aérea de Edwards

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