‘Luz verde’ para a próxima etapa de desenvolvimento do Captor-E

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Os quatro países que compõem o consórcio Eurofighter deram “luz verde” para o desenvolvimento do radar AESA (active electronically scanned array), atualmente nas mãos do consórcio Euroradar.

O radar é um sistema crítico para garantir encomendas externas do Typhoon para a Índia, Japão e outros países interessados bem como para a atual frota de caças do Reino Unido, Itália, Alemanha e Espanha.

A Selex Galileo – líder do consórcio Euroradar, deu início ao desenvolvimento pleno do radar, conhecido como Captor-E, em julho passado e esta fase do programa terminou agora, dia 31 de março.

O governos que dão apoio ao programa tiveram que custear o desenvolvimento do radar neste período de nove meses que se encerrou agora.

Ainda não foi dito quem custeará a próxima fase do programa, mas como a situação financeira dos países europeus teve forte declínio no ano passado, analistas apontam a necessidade do setor industrial participar com mais recursos na etapa seguinte.

Um porta-voz do consórcio Eurofighter negou qualquer comentário sobre quem irá custear a próxima etapa do programa, mas em um documento publicado recentemente foi dito que “após os nove meses de sucesso no desenvolvimento, as nações que integram o consórcio e o setor industrial continuarão o desenvolvimento do radar AESA. …Confirmamos o ano de 2015 como a data para a entrada em operação do novo sistema”.

Sem um radar tipo AESA para enfrentar a concorrência das aeronaves rivais, o Typhoon pode ficar fora dos contratos de exportação para caças de alta performance.

A Euroradar está desenvolvendo uma nova antena que trabalhará com o processador já existente nos radares de varredura mecânica dos Typhoon em operação.

Diferentemente dos demais radares rivais, a Selex Galileo desenvolve um antena eletronicamente direcionável ao invés de uma antena fixa, proporcionando um campo maior de varredura.

O braço industrial britânico da Selex Galileo está desenvolvendo uma tecnologia similar para o programa Gripen NG da Saab, um rival do Typhoon em várias concorrências internacionais.

FONTE:DefenseNews

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