‘Southern Mistral’: decola um dos frutos do acordo anglo-francês de defesa
–
Primeiras operações desse exercício bilateral já começaram dia 15, e a parte principal ocorrerá entre 21 e 25 de março, envolvendo dezenas de aeronaves da RAF e da Força Aérea Francesa.
–
Em 2 de novembro de 2010, a França e a Grã-Bretanha assinaram um acordo de defesa e segurança. O exercício bilateral “Southern Mistral”, que ocorre entre 15 e 25 de março, está no escopo do tratado.
A partir de bases aéreas francesas, serão realizadas operações aéreas combinadas e raides aéreos específicos, exercitando ataques convencionais de longo alcance. O ponto alto, no dia 24, será um exercício ataque combinado de aviões Mirage 2000 D e Tornado GR4, armados com mísseis Scalp e Storm Shadow e apoiados por aeronaves de reabastecimento aéreo, visando a Córsega. Mais de 500 pessoas estarão envolvidas no exercício bilateral.
Para o primeiro dia (15 de março), já estavam programadas operações de lançamento de paraquedistas dos dois países, com a missão de proteger as bases aéreas. Confira as bases e aeronaves que participam do exercício, clicando nas imagens desta matéria para ampliar. E veja mais informações e fotos no site do exercício Southern Mistral.
FONTES / IMAGENS: Armée de l’air (Força Aérea Francesa) e site do exercício Southern Mistral