Caças F-15J foram acionados depois que o radar detectou a presença de dois Y-8 chineses voando na direção das ilhas Senkaku

O Ministério da Defesa do Japão informou que detectou a presença de duas aeronaves chinesas Y-8 (ver foto abaixo) voando na direção das ilhas Senkaku na quarta-feira passada (9/3) e lançou um alerta aéreo para interceptá-las. Os aviões chineses, um de vigilância e outro antissubmarino, foram interceptados por caças F-15J da Força Aérea de Autodefesa do Japão.

“As aeronaves estavam voando fora do espaço aéreo japonês e nós não pretendemos apresentar um protesto formal” disse o porta-voz do governo Yukio Edano. “Mas é nossa intenção continuar monitorando de perto as atividades militares da China.”

De acordo com as notícias divulgadas pelas agências japonesas, o aviao chinês chegou a aproximadamente 30 milhas (50 km) das disputadas ilhas de Senkaku, conhecidas na China como Diaoyu. As ilhas são desabitadas e localizam-se entre Taiwan, China continental e o sul do Japão.

Caças japoneses foram acionados 48 vezes para intercepar aeronaves chinesas desde abril do ano passado. Considerando todos os acionamentos, o total sobe para 299, sendo que a maioria deles teve como causa a atividade militar russa.

NOTA DO BLOG: o Shaanxi Y-8 é uma cópia chinesa do Antonov An-12. Diferentes versões deste avião foram produzidas na China.

wpDiscuz