Entrevista com Sarkozy
Em entrevista à revista Veja o presidente francês Nicolas Sarkozy respondeu diversas perguntas sobre revolta nos países árabes, acordos de livre comércio e política externa em geral. Abaixo transcrevemos a pergunta e a resposta sobre a oferta do Rafale ao Brasil.
Qual justificativa do governo brasileiro o senhor recebeu por ele ter voltado atrás na compra dos caças franceses Rafale, dada como certa pela gestão anterior?
O governo brasileiro disse que precisa de mais tempo para tomar uma decisão tão relevante; e entendo perfeitamente essa necessidade. Trata-se de uma escolha estratégica, que significará um compromisso pelos próximos anos. Não vejo essa decisão como um retrocesso e não estou preocupado porque tenho certeza de que a oferta francesa é a mais adaptada às necessidades brasileiras. Primeiro, porque o Rafale é o avião de caça com o melhor desempenho e a maior versatilidade no mercado. Segundo, porque já mostrou seu valor em missões militares. Terceiro, porque a oferta que fizemos é acompanhada de transferência irrestrita de tecnologia, garantida pelo estado francês, o que nenhum dos outros dois concorrentes tem condições de fazer com credibilidade. Relações simples de fornecedor e cliente estão ultrapassadas. Essa cooperação com os caças deve também contribuir para o desenvolvimento da indústria de defesa do Brasil. O objetivo de independência e soberania é considerado legítimo pela França, pois foi o que norteou o desenvolvimento de nossa própria indústria de defesa.
FONTE: Veja, via Notimp