Suécia cresce em exportações de armas, mas breca vendas para dois países
–
No crescimento de 1% no valor das exportações suecas de armamento em 2010, estão contabilizadas as entregas de caças Gripen à África do Sul
–
Segundo informações da AFP reproduzidas no jornal sueco The Local, a Suécia brecou as entregas de armas para dois países do Oriente Médio e Norte da África. “Nós retiramos as licenças (para exportações de armas) para dois países, devido à situação na região”, disse à AFP o chefe da Agência Sueca para Não Proliferação e Controle de Exportações, Andreas Ekman Duse. Ele também disse que não pode dizer quais países, “devido a informações comerciais e diplomáticas classificadas.”
A agência, que controla as exportações suecas de equipamentos militares, deverá monitorar bem de perto a situação, e as licenças poderiam ser restauradas “se o desenvolvimento nesses países caminhiar para uma direção democrática, mas não posso dizer quando isso acontecerá”, completou Duse, que deu as declarações à AFP nesta quarta-feira, 9 de março.
Segundo o jornal sueco The Local, também na quarta-feira foi anunciado que a exportação de equipamentos militares suecos cresceu, em 2010, em 1%, chegando a 13.7 bilhões de coroas (2,15 bilhões de dólares). 70% das exportações foram para a União Europeia, os EUA e a África do Sul. O desempenho foi impulsionado por uma grande encomenda de 90 veículos blindados, por parte da Holanda, e pelas entregas em curso de caças JAS 39 Gripen à África do Sul.
Outros 20 países responderam pelo resto das exportações suecas de armas, o que inclui vendas aos Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. A Suécia foi o 11º maior exportador de armas em 2009.
FONTE: The Local, com informações da AFP
FOTO: copyright Saab AB