Rússia quer explicações sobre USAF desdobrar F-16 na Polônia

23

Russos também querem que Estados Unidos expliquem seus planos de construir, na Polônia, um sistema de defesa antimísseis

Segundo nota do site RT, Moscou pediu explicações aos EUA sobre os planos de estacionar, numa base polonesa, destacamentos de caças F-16 da USAF em rotação. A intenção foi confirmada pela Secretária de Estado dos Estados Unidos, Hilary Clinton, conforme anúncio dos dois países (EUA e Polônia) feito em dezembro. Clinton também afirmou que os EUA pretendem “construir defesas antimísseis na Polônia”, após conversas com o Ministro das Relações Exteriores do país, Radek Sikorski.

A ideia de desdobrar F-16 da USAF (Força Aérea dos EUA) em uma base no território polonês foi mencionada, por parte de autoridades militares dos EUA, em março de 2009. Mas os planos só foram anunciados pela Casa Branca recentemente.

Apesar do presidente Barack Obama ter cancelado os planos do ex-presidente George Bush, que desejava colocar elementos de seu “escudo antimísseis” na Polônia, ele prometeu ampliar a cooperação com o país, tanto em defesa antimíssil como em outras áreas de defesa.

Clinton deixou claro que os países da OTAN apoiam esses planos dos EUA. Porém, a Rússia vai se opor a qualquer movimento que coloque destacamentos aéreos na Polônia. Não se sabe quando os F-16 da USAF começarão a ser desdobrados no país, mas esse plano deverá complicar as conversações dos EUA com a Rússia, referentes à criação de um escudo antimísseis conjunto na Europa. O assunto dos F-16 deverá ser discutido em 9 de março, entre o presidente russo Dmitry Medvedev e o vice-presidente norte-americano Joseph Biden.

Para os russos, o anúncio da Secretária de Estado dos EUA vai contra acordo assinado entre a OTAN e a Rússia em 1997, que enfatiza o compromisso da organização em limitar o fortalecimento de sua infraestrutura próxima à fronteira com a Rússia. Os russos parecem mais preocupados com os planos de basear F-16 da USAF na Polônia do que com a questão da defesa antimísseis, que já é mais antiga e deverá ser discutida como parte do projeto de defesa antimíssil da Europa.

FONTE: RT (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTOS: USAF (Força Aérea dos EUA)

wpDiscuz