Tailândia faz o primeiro pagamento da modernização dos F-16A

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Segundo o site Strategy Page, a Tailândia já fez o primeiro pagamento para a modernização de seis F-16A de sua frota, no valor de aproximadamente 200 milhões de dólares. O país deseja fazer o programa MLU (Mid-Life Upgrade – modernização de meia vida) em 18 de seus 60 caças F-16A. Dois caças da frota caíram recentemente, e a idade foi vista como um fator para isso.

O custo do MLU, por aeronave, é de 39 milhões de dólares, num processo que deverá tomar três anos, desde que as verbas sejam providenciadas pelo governo. O MLU traz, como resultado, um caça duas vezes mais efetivo do que era antes da modernização. 

Ao mesmo tempo, a Tailândia está trocando seus velhos caças F-5 por uma dúzia de caças suecos JAS-39 Gripen. A razão principal da compra, além da idade dos doze F-5 (mais de 30 anos), é a compra de caças Su-30 russos por seus vizinhos Malásia e Indonésia. Segundo a Strategy Page, o custo individual do Gripen é aproximadamente 55 milhões de dólares, incluindo peças de reposição, apoio e treinamento. Os seis primeiros caças já foram entregues, mas os seis seguintes não deverão chegar antes de 2017. O motivo da demora da entrega, segundo o site, é que a Tailândia não tem os recursos para comprar todos os caças de uma só vez.

A Tailândia também comprou dois aviões de alerta aéreo antecipado (AEW) Saab 2000 (sic) equipados com radares suecos Erieye, do tipo AESA (Active Electronically Scanned Array – varredura eletrônica ativa), no valor de 170 milhões de dólares cada.

FONTE: Strategy Page (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTOS via MoD Australia (F-16 tailandês participando de exercício na Austrália) e Saab AB

NOTA DO BLOG: conforme alertado pelo leitor Maurício R, a notícia da Strategy Page comete um erro ao designar a aeronave AEW adquirida pela Tailândia como baseada na plataforma Saab 2000. Conforme informes anteriores (veja segundo link da lista abaixo) o avião equipado com um radar Erieye é um Saab 340. Além disso, notícias anteriores (terceiro link abaixo) dão conta de que apenas uma aeronave está equipada com o radar Erieye, sendo a outra empregada para treinamento e transporte.

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