Preço mais baixo fez a Boeing ser a “clara vencedora” do KC-X
Segundo nota do site AINonline, o Subsecretário de Defesa dos EUA, William Lynn, afirmou que ambos os concorrentes ao programa KC-X, a Boeing e a EADS America, atenderam aos 372 requerimentos mandatórios da competição. Porém, a Boeing foi a “clara vencedora” do programa que visa fornecer os novos aviões reabastecedores da USAF (Força Aérea dos EUA), que substituirão os já lendários KC-135.
Pelas regras da competição, outros 93 requerimentos não mandatórios não foram considerados. Esperava-se que esses requerimentos beneficiassem o avião da EADS, o KC-45A (A330 MRTT), de maior porte. Em compensação, também não foram considerados dois entre os três ajustes mandatórios para os preços concorrentes, o consumo de combustível e o IFARA (Integrated Fleet Aerial Refueling Assessment), que determina o quanto cada aeronave vai se ajustar ao cenário operacional.
Segundo o site, a conclusão é que, para assegurar a vitória, o custo unitário do NextGen Tanker da Boeing, de menores dimensões, foi suficientemente mais baixo que o do A330MRTT. Para esta edição do KC-X, o preço foi muito mais importante que a anterior, quando o modelo da EADS venceu.
A Boeing agora precisa ser muito eficiente para integrar o novo projeto de cabine de pilotagem e de sistema de reabastecimento ao seu 767 (avião que serve de base para a sua proposta), dado que o contrato terá preço fixo – esta foi outra mudança em relação à edição anterior, e que ocasionou a saída da Northrop Grumman deste “terceiro round”.
O contrato para Desenvolvimento de Engenharia e Produção (Engineering and Manufacturing Development -EMD) está orçado em 3,5 bilhões de dólares, incluindo 4 aeronaves. Outros contratos se seguirção para produzir mais 175 reabastecedores, que serão designados KC-46A, num custo total de pelo menos 30 bilhões de dólares. As entregas serão em 18 lotes, e as 18 primeiras aeronaves deverão entrar em serviço em 2017.
FONTE: AINonline (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTO: Boeing