RAF dará adeus aos esquadrões de Tornado 13 e 14
A RAF (Força Aérea Real) informou nesta terça-feira, 1º de março, que serão desativados dois esquadrões equipados com aviões de ataque Tornado. São os esquadrões 13 e 14, que deverão ser formalmente retirados daqui a três meses, no dia 1º de junho deste ano.
As desativações são fruto da revisão estratégica do final do ano passado, que indicou a necessidade de desativação de esquadrões de Harrier ou de Tornado. No fim das contas (veja links ao final da matéria), após a aposentadoria dos Harriers, foi necessário ampliar os cortes.
O esquadrão 13 é baseado em Marham e o 14, em Lossiemouth. Atualmente são essas as duas bases que abrigam unidades equipadas com Tornado. As duas unidades foram selecionadas levando-se em consideração compromissos operacionais e a antiguidade dos esquadrões de cada base. O efetivo em pessoal será redistribuído no curto prazo, podendo ser declarado redundante após análises futuras.
Segundo a RAF, serão mantidos cinco esquadrões de Tornado GR4 de linha de frente, num total de 136 aeronaves. Consultando no próprio site da RAF a relação atual de esquadrões equipados com a aeronave, e subtraindo os de número 13 e 14, restariam as seis unidades abaixo (sendo uma de reserva):
- 9 SquadronRAF Marham
- 2 (AC) SquadronRAF Marham
- 31 SquadronRAF Marham
- 12 SquadronRAF Lossiemouth
- 617 SquadronRAF Lossiemouth
- 15 (Reserve) SquadronRAF Lossiemouth
FONTE / FOTOS: RAF
VEJA TAMBÉM:
- E o nosso ‘mini Tornado’? Daqui a quantos anos ele deveria ser desativado?
- Toda a frota de Tornados da RAF poderá ser desativada em três anos
- RAF perde Harrier, mas Tornado continua
- Tornado no lugar do Harrier foi uma boa decisão para a RAF?
- Corte de despesas militares no Reino Unido: na guerra por cortes, Tornado leva a pior
- Reino Unido deverá reduzir frota de caças
- Tornados da RAF: mais 15 anos de suporte para os motores
- Tornados da RAF prontos para usar a Paveway IV
- Tornado ensaboado e Typhoons pendurados