Falando em F-35, polêmica sobre custos prossegue no Canadá
Segundo o jornal Ottawa Citizen, a autoridade de orçamento do parlamento canadense, Kevin Page, continua a questionar os custos do F-35. O relatório de Page, que tem uma longa história de discordâncias com o governo canadense, foi divulgado na sexta-feira passada, dia 25 de fevereiro.
O relatório de 16 páginas não foi muito gentil com o governo canadense, colocando em questão os números já fornecidos por este último. Entre os temas principais do texto de Page, está o fato de que o governo federal ainda não lhe deu, nem ao comitê, informações suficientes sobre a compra do F-35. As informações são necessárias para avaliar a eficácia de programas ou propostas.
As respostas do governo, pressionado por duas moções do ano passado, em outubro e novembro, continuam aquém do que os parlamentares querem saber sobre a compra de 65 caças F-35, entre outros assuntos. O governo argumenta que já repassou as informações solicitadas e que a maioria dos compromissos poderia ser implementado “sem nenhum incremento de custos fiscais”, e que quaisquer novos custos já teriam sido incorporados nas suas projeções. Por isso foi solicitado a Kevin Page que verificasse os números mostrados pelo governo.
Page escreveu em seu relatório que não conseguiu determinar se a verba foi alocada, que os dados introduzidos lhe pareceram inadequados, e que os números que o governo divulgou na semana passada não incluíam nenhuma análise ou metodologia. Em relação ao F-35 especificamente, Page disse que há “insuficiências ” nos dados publicados até o momento pelo governo. Ele também deu a entender que o governo não forneceu nenhuma prova para apoiar a afirmação de que o programa do F-35 não requer novas (ou não-planejadas) fontes de fundos.
Page disse que planeja fazer, nas próximas semanas, um relatório específico sobre a aquisição do F-35. Os Liberais já ameaçaram cancelar o acordo para essa aquisição, caso sejam eleitos.
FONTE: Ottawa Citizen (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTO via Lockheed Martin