Na foto tirada na sexta-feira passada, 25 de fevereiro, o primeiro modelo de produção do F-35 Lightning II curva à direita no seu voo inaugural, próximo às instalações da Lockheed Martin, em Fort Worth (estado do Texas). Segundo informe da Lockheed Martin do mesmo dia, o jato deverá ser entregue à USAF (Força Aérea dos EUA) dentro de algumas semanas, na primavera (do Hemisfério Norte).

Segundo a empresa, após a entrega o jato deverá ser operado a partir da Base Aérea de Edwards, na Califórnia, apoiando os testes de desenvolvimento. O piloto de testes da Lockheed Martin, Bill Gigliotti, afirmou que “a aeronave estava sólida como uma rocha da decolagem ao pouso, e completou com sucesso todos os testes aos quais foi submetida durante o voo.”

Trata-se de uma aeronave da versão F-35A, de decolagem e pouso convencionais (CTOL –  conventional takeoff and landing), que individualmente recebeu a designação AF-6. Os testes realizados neste primeiro voo, de uma hora de duração, compreenderam manobras básicas e provas de motor. Ao longo do próximo mês, mais testes serão realizados.

De dezembro de 2006 até hoje, dezessete aeronaves F-35 já entraram em testes, acumulando mais de 650 voos e várias provas em solo.

Ainda segundo a Lockheed Martin, a versão F-35A deverá ser empregada por outros países além dos EUA: Austrália, Canadá, Dinamarca, Holanda, Israel, Itália, Noruega e Turquia. Outras versões demorarão um pouco mais para serem entregues. Espera-se que ainda neste ano o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA receba sua primeira aeronave da versão F-35B, de decolagem curta e pouso vertical. Já as primeiras entregas da versão de emprego em navios-aeródromos, o F-35C, deverão começar em 2012. 

FONTE / FOTO (D. Drais): Lockheed Martin

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