Informação é de instituto norte-americano que também aposta em vitória da EADS

Na última terça-feira, 22 de fevereiro, o Lexington Institute dos Estados Unidos informou que o anúncio do vencedor da concorrência KC-X da USAF (Força Aérea dos EUA) deverá ser feito nesta quinta-feira, dia 24, após o fechamento dos mercados.

Segundo o instituto, a julgar pela frequência com que o chefe de aquisições do Pentátono, Ashton Carter, vem falando recentemente sobre um mercado de defesa “globalizado”, a gigante aeroespacial européia EADS deverá ser a vencedora do programa que tem custos estimados em 35 bilhões de dólares. 

O instituto acrescenta que, no caso da rival Boeing realmente perder, provavelmente não fará comentários substanciais sobre o resultado até receber um debriefing por parte da Força Aérea dos EUA. Após entender como a decisão foi tomada, poderá decidir se há subsídios para um protesto formal.

A EADS tem se comportado como se já tivesse vencido, o que não é surpresa, por saber que sua aeronave recebeu notas altas de efetividade. A Boeing poderia contestar a metodologia de ranqueamento e diveras outras facetas do processo de seleção. Porém, na medida em que o custo é o fator principal da decisão, é mais provável que a empresa explore uma estratégia política, focando no uso, pela EADS, de subsídios comerciais proibidos para o desenvolvimento e comercialização de suas aeronaves.

FONTE: Lexington Institute

IMAGEM: fotomontagem sobre imagns da Boeing (site do programa NewGen Tanker) e da EADS North America (site do programa KC-45)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz