Notícias do Rafale na IDEX: progridem conversas entre EAU e Dassault

5

Segundo reportagem do site Defense News, um executivo da Dassault Aviation disse no IDEX, em Abu Dhabi, que as conversas entre a empresa  e os Emirados Árabes Unidos estão progredindo. Espera-se que um acordo saia no médio ou longo prazo.

Apesar das discussões estarem indo bem, um anúncio sobre o Rafale não é esperado no curto prazo, segundo o executivo. Ele acrescentou que, a curto prazo, a Dassault está apoiando os Mirage 2000 operados pelos EAU.

As boas relações entre a França e os Emirados, segundo a reportagem, foram restauradas após passarem por maus bocados no ano passado, quando uma nota publicada pelo jornal Le Figaro, no final de junho, ofendeu autoridades de Abu Dhabi. O jornal pertence à família Dassault.

No pior momento das relações bilaterais, autoridades dos EAU pediram informações técnicas do F/A-18 Super Hornet ao Governo dos Estados Unidos. Após isso, as relações entre França e os Emirados foram suavizadas. O Primeiro Minsitro Francês, François Fillon, visitou recentemente Abu Dhabi, o que foi visto como um sinal de que os laços voltaram a se estreitar entre os países. 

A França coloca grandes expectativas em uma venda de exportação do Rafale, o que significa maior prestígio na política mundial, uma fonte de divisas muito necessária num momento de contenção de gastos de defesa e um verdadeiro “farol” a iluminar as exportações para a indústria aeroespacial francesa.

FONTE: Defense News (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

SAIBA MAIS:

  • Rafale para os Emirados – o que está na balança
  • Venda dos Rafales: Emirados fazem novas exigências
  • Sarkozy assiste demonstração do Rafale nos EAU
  • Jobim ajuda Dassault a vender o Rafale aos árabes
  • Dassault culpa euro pelo fracasso das vendas dos caças Rafale
  • Dassault envia carta ao Poder Aéreo, a respeito do Rafale para os Emirados
  • Ministro francês vê avanços em conversas com Brasil sobre caça Rafale
  • wpDiscuz