A Eurofighter informou nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, que o caça Typhoon estará presente na IDEX 2011, em Abu Dhaby (Emirados Árabes Unidos). Trata-se da décima edição da IDEX (International Defence Exhibition and Conference), o maior evento de segurança e defesa das regiões do Oriente Médio e Norte da África, que começou no último domingo, dia 20, e vai até 24 de fevereiro.

Na foto acima, vê-se as tubeiras “comuns” dos EJ200 que já equipam as aeronaves. Mas a Eurofighter prometeu mostrar, entre a seleção de capacidades do Typhoon em exposição, os novos bocais de empuxo vetorado para os motores Eurojet EJ200.

Outras capacidades a serem mostradas incluem: 

O radar AESA (Active Electronically Scanned Array – varredura eletrônica), com a inovação do reposicionador que aumenta o campo de busca para  +/- 100°, ou 50% mais do que os sistemas AESA de antena fixa de outros caças.

O mais avançado HMSS (Helmet Mounted Symbology System – sistema de simbologia montado no capacete), um componente chave do sistema de armas do caça, que melhora o desempenho tático dos pilotos mostrando dados essenciais de voo e de mira na linha da visão.

O míssil Meteor, que oferece grande probabilidade de acerto graças a seu desempenho dinâmico, velocidade e alcance.

A Eurofighter informou que está aberta para cooperação industrial na região do Golfo, oferecendo oportunidades de parceria. Também afirmou que os Typhoons já em operação na região, equipando a Força Aérea Real da Arábia Saudita, são considerados como perfeitas “águias do deserto”, tendo demonstrado sua completa capacidade no clima quente e úmido local. A empresa também destaca a excepcional relação empuxo-peso, que faz o Typhoon sofrer menos que outros caças naquele ambiente, sendo capaz de explorar a fundo sua capacidade de carga e seu desempenho em alcance.

FONTE / FOTOS: Eurofighter

wpDiscuz