Mais US$ 726,6 milhões em 2011 para manter os F-22
A Lockheed Martin informou na quinta-feira, 17 de fevereiro, que recebeu modificação de contrato no valor de 726,6 milhões de dólares, destinada a manter a frota de F-22 Raptor da USAF. O contrato inicial é de 2008, denominado FASTeR (Follow-On Agile Sustainment for the Raptor – apoio ágil em andamento para o Raptor). Em 2009, foi exercida uma opção e para 2010 uma modificação foi emitida, o que novamente ocorre em 2011.
O contrato FASTeR, de logística, é baseado em desempenho. Ele provê apoio aos sistemas de armas de toda a frota de F-22 e em todas as bases operacionais, ao longo de 2011. Isso inclui sistemas de treinamento, apoio ao cliente, planejamento de apoio integrado, gerenciamento da cadeia de suprimentos, modificações nas aeronaves e manutenção pesada, assim como engenharia continuada e engenharia de sistemas, além de produtos de apoio.
Segundo o informe da Lockheed Martin, em 2010 a USAF (Força Aérea dos EUA) empregou o Raptor ao redor do mundo, incluindo Guam, Japão e os Emirados Árabes Unidos. Em janeiro deste ano, os F-22 da Base Aérea de Elmendorf, no Alasca, voou 100% das surtidas programadas durante um desdobramento para a Base Aérea de Kadena, no Japão.
Segundo Scott Gray, vice-presidente de apoio para o programa F-22, da Lockheed Martin, “o RAptor é uma das aeronaves da USAF mais empregadas em porcentagem da frota, o que garante que os EUA e seus aliados possam controlar os céus e acessar teatros pesadamente defendidos. Nós trabalhamos em uma parceria próxima com a Força Aérea para apoiar o Raptor e aprimorar sua disponibilidade, desempenho e confiabilidade, ao menor custo possível.”
O F-22 está distribuído para sete bases dos EUA. Os voos de testes são realizados em Edwards, na Califórnia, as táticas operacionais são deseenvolvidas em Nellis, Nevada, e o treinamento de pilotos é realizado em Tyndall, na Flórida. Já os F-22 operacionais estão baseados em Langley, Virgínia, Elmendorf, no Alasca, Holloman, no Novo México e Hickam, no Havaí.
Trata-se do único caça totalmente operacional de quinta geração no mundo, e é capaz, segundo a empresa, de vencer teatros com acesso negado, permitir operações de caças de gerações anteriores e de coalizões em áreas contestadas, além de promover dissuasão e segurança.
FONTE: Lockheed Martin
FOTOS: USAF (Força Aérea dos EUA)
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