Segundo análise do veterano repórter da área de defesa aeroespacial, Bill Sweetman, após verificar os diferentes custos individuais das versões do F-35 Joint Strike Fighter (JSF – caça de ataque conjunto) para o ano fiscal norte-americano de 2012, elas vão custar muito mais do que os aviões a serem substituídos. E esse custo para substituir os  F/A-18, F-15, F-16, A-10, AV-8B e outros será muito maior do que o que já era planejado. Segundo Sweetman, citado em reportagem do POGO – Project on Government Oversight, o pedido de orçamento, revelado em 14 de fevereiro, “é o primeiro a refletir totalmente as grandes mudanças no programa F-35, que começaram no início do ano passado”.

Sweetman encontrou os seguintes custos médios por unidade (average per-unit costs – APUCs):

  • F-35A: US$110 milhões (US$7,7 bilhões para 70 aeronaves)
  • F-35B: US$150 milhões (US$2,71 bilhões para 18 aeronaves)
  • F-35C: US$139.5 milhões (US$2,79 bilhões para 20 aeronaves)

Em contraste, os EUA estão comprando 28 F/A-18E/F Super Hornets por um APUC de US$86 millhões – aproximadamente 60% do—around 60% do APUC do F-35C, a variante que supostamente vai substituir o Super Hornet. Os F/A-18E/F estão sendo coprados hoje porque o programa JSF está atrasado.

É esperado que a Lockheed Martin, principal contratante do F-35 argumente que esses custos vão cair com o tempo, com os valores por unidade diminuindo à medida em que os EUA e outros clientes adquiram maiores quantidades no futuro, criando economia de escala. Porém, ainda não se sabe o quanto o F-35 vai se beneficiar da economia de escala. Segundo Sweetman, levando em conta apenas o F-35A, este será produzido em quantidades maiores que o Super Hornet.

Deve-se levar em conta, segundo a matéria do Project on Government Oversight, que esses custos médios por unidade não refletem os custos de desenvolvimento, que também têm sido maiores que os estimados originariamente. Os APUCs também não refletem os custos do ciclo de vida. As fases de desenvolvimento e produção do programa F-35 deverão chegar a 382 bilhões de dólares, de acordo com uma estimativa do Pentágono. Já estimativas de 2008 do Government Accountability Office (GAO), que incluem também o custo do ciclo de vida, ultrapassam um total de 950 bilhões de dólares. Os principais componentes do custo do ciclo de vida são a operação e manutenção da aeronave.

A USAF (Força Aérea dos EUA) recentemente indicou que concorda com a afirmação da US Navy (Marinha dos EUA) de que os F-35 poderiam custar de 30 a 40% mais, para manutenção e operação ao longo da vida útil, do que as aeronaves que estão substituindo. O problema é que o F-35, supostamente, deveria ser mais barato para operar e manter do que esses aviões mais velhos.

FONTE: POGOProject on Government Oversight – tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo

FOTOS: jsf.mil

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