Para Boeing, apenas bimotores serão finalistas do MMRCA
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Afirmação provoca respostas dos concorrentes Saab e Lockheed Martin, que oferecem caças monomotores para o programa indiano de caças multitarefa de médio porte
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Kory Mathews, vice-presidente dos programas F/A-18 e EA-18G da Boeing, disse acreditar que, dos atuais seis candidatos ao programa MMRCA da Força Aérea Indiana, apenas três iriam para a “shortlist”. E que esses três seriam todos bimotores.
As afirmações foram feitas no evento Aero India 2011, e provocaram um debate, segundo o site Flightglobal. A Saab acredita que seu Gripen IN chegará à shortlist do programa MMRCA (medium multi-role combat aircraft – aeronave de combate multirole de porte médio). Eddy de la Motte, o diretor da Saab na proposta Gripen India, disse que “essa é uma afirmação muito surpreendente. Estou extremamente seguro de que haverá um caça monomotor lá também.”
O vice-presidente Orville Prins da Lockheed Martin, empresa que concorre no MMRCA com o F-16IN “Super Viper”, também contestou o pronunciamento oficial da Boeing, refereindo-se ao foco indiano no custo do ciclo de vida de seu futuro caça: “os pedidos de proposta, na verdade, favorecem um avião monomotor. Nós acreditamos que este é o melhor F-16 que será construído. Pensamos que é o representante definitivo da quarta geração, com uma ponte para a tecnologia de quinta geração nele.”
Um elemento chave da proposta da Lockheed Martin é a disponibilidade do radar AESA (active electronically scanned array – varredura eletrônica ativa) APG-77, da Northrop Grumman. Prins acrescentou que a experiência da Lockheed em estabelecer, ao longo da história do programa F-16, diversas linhas de montagem final em outros países, “demonstra que podemos fazer isso melhor que qualquer outro concorrente”. Ele também refutou rumores de que a Força Aérea Indiana poderia cancelar o MMRCA para fazer um acordo com o F-35, da Lockheed Martin.
Concorrem no MMRCA, programa que tem custos estimados em 10 bilhões de dólares os já citados caças F-16, Gripen, F-18 Super Hornet, além do Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon e RSK MiG-35.
FONTE: Flightglobal – tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo