‘Isso é a Boeing que está dizendo. Por interesses óbvios’

16

Jobim nega que Dilma tenha preferência por caças dos EUA

Sidney Rezende

Em entrevista em Buenos Aires, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, negou que a presidente Dilma Rousseff tenha preferência pelos caças supersônicos F-18, da empresa Boeing, dos Estados Unidos para integrar a Força Aérea Brasileira (FAB). O boato teria surgido após o encontro do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, com Dilma, em Brasília, na última semana.

“Ela não tomou decisão nenhuma. Isso foi a imprensa que inventou. Vou discutir isso com ela na terça-feira”, disse o ministro. “Isso é a Boeing que está dizendo. Por interesses óbvios”, completou.

A discussão sobre o modelo de caça que será comprado pelo Brasil se arrasta desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão será tomada entre os modelos americano, sueco e francês. Segundo Jobim, a escolha será feita de acordo com a tecnologia. “E (essa condição) dificulta em relação à Boeing, por causa da legislação americana (que restringe a transferência de tecnologia bélica)”, disse.

Jobim também aproveitou para desmentir qualquer problema entre ele e a presidente. Ele afirmou que a relação entre eles é “ótima” e afirmou que se ocorresse o contrário ele não estaria a serviço do governo. Para ele, as informações são “coisa de lobistas”.

FONTE:
Sidney Resende

wpDiscuz