Rafale é o melhor em ‘dogfight’, dizem pilotos franceses na Aero India

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Se há algo que os Rafales franceses podem fazer melhor, é o combate aproximado (dogfight). Pequeno e ameaçador, o Rafale pode mergulhar para dentro e para fora rapidamente em curtas distâncias, atingindo a aeronave inimiga também com rapidez.

Cinco pilotos franceses voaram o Rafale por todo o caminho da França a Bangalore – mais de 5.000 milhas. “Voamos com três reabastecimentos em voo. Foi um lindo voo com dois caças seguindo o avião tanque à frente. Fizemos uma escala nos Emirados Árabes Unidos antes de chegar à Índia. No total, nós cobrimos a distância em 9 horas numa média de 55o quilômetros por hora”, disse ao jornal The Times of India o piloto de Rafale Plu Vinage.

Vinage também disse que o Rafale francês tem um posto de pilotagem e equipamentos eletrônicos soberbos, e que “ele pode atingir Mach 1,8, 9G e um ângulo de 30 graus. É um grande avião para voar. Maneabilidade e manobrabilidade adoráveis.”

E como o Rafale se sai com os F-16, F-18 e Su-30? “O Rafale é leve e é fantástico quando chega a hora de combater em distâncias curtas. Os F-16, F-18 e Su-30 são aeronaves mais pesadas para voar. O Su-30 é realmente pesado e requer muita potência e combustível. Mas parece ser um avião poderoso.”

Vinage afirma que a força do Rafale está no ‘dogfight’: “Podemos atingir rapidamente quando os aviões estão próximos. O emprego das armas é letal. Náo há muitos aviões que podem fazer combate aproximado tão bem quanto o Rafale”.

O colega de Vinage, De L’Air, diz que nenhum deles teme o voo. “Somos bem trenados e os aviões são bons. Se temos essas duas coisas, onde está o medo? Estamos nisso há anos e, com o tempo, você passa a compreender o avião. Você sabe o que fazer, assim como o que não fazer.”

Vinage disse que um de seus melhores momentos em voo foi durante os exercícios Indo-franceses: “Nós fomos com o Rafale e a Força Aérea Indiana veio com o Su-30. Foi quando demos uma boa olhada no avião. A primeira coisa que me veio à mente foi potência – o Su-30 é baseado em potência e em ser potente. Mas para o combate aproximado, eu iria com o Rafale.”

O Rafale é mais avançado que o Mirage 2000, que também é francês. “O Rafale é um caça de quarta geração. Tem fly-by-wire (comandos eletrônicos) e dois motores. Se um falha, ele pode voar com o outro. É uma garantia. O Mirage tem sido um monomotor. Essa é a diferença crucial entre as duas aeronaves de linha de frente francesas.”

Na manhã de sexta-feira, o Rafale decolou com forte potência, curvando para a direita e invertendo antes de apontar verticalmente e ganhar altitude, deixando uma trilha de fumaça. Com a sonda de reabastecimento dando a ele um visual de masculinidade, o Rafale “é um francês dando um soco forte quando está perto” (Nota: outra opção de tradução para “a French offering packing punch in the close-ups” seria algo enaltecendo sua masculinidade “penetrante”, quando visto próximo).

FONTE: The Times of India  – tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo

FOTOS: Armée de l´air (Força Aérea Francesa)

COLABOROU: Justin Case

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