MMRCA: consórcio Eurofighter oferece participação
O consórcio Eurofighter está pronto para oferecer à Índia uma fatia do processo de fabricação do caça europeu caso vença a concorrência MMRCA.
Em entrevista concedida ontem durante o Aero India 2011, Bernhard Gerwert, presidente do conselho, disse que a produção do caça seria reequilibrada para atender as necessidades indianas, caso o país torne-se membro da “família Eurofighter”.
”Todos os parceiros europeus do programa reduziriam suas participações, que seriam transferidas par a Índia”, disse ele. Na visão de Gerwert a Índia surgiria como um novo “parceiro industrial” e se juntaria às 400 empresas europeias que atualmente produzem o Eurofighter.
A oferta permitiria que as companhias indianas se tornassem uma parte significativa do processo de engenharia e produção do caça, contribuindo para o futuro da aeronave juntamente com outras empresas como a Finmeccanica, a BAE Systems e a EADS.
Gerwert prevê a criação de até 20.000 postos de trabalho na Índia.
Segundo analistas da área industrial, a ênfase na parceria da produção do caça é uma medida da importância do negócio para o futuro do Typhoon após os cortes feitos por alguns dos governos europeus no ano passado.
O consórcio intensificou os seus esforços no sentido de atrair o governo indiano para participar da maior colaboração militar europeia em atividade ao passo que o programa MMRCA chega perto do seu clímax.
PV Naik, comandante da Força Aérea da Índia, acredita que uma decisão sobre o MMRCA seja tomada no mês de setembro.
FONTE: domain-b.com
VEJA TAMBÉM: