Próximo caça da Bulgária será ocidental
A Bulgária aproximou-se das potências ocidentais para uma eventual aquisição de caças.
Sofia está mais próxima dos EUA, da França, da Alemanha e da Suécia para o fornecimento de oito caças usados ou novos, segundo um documento fornecido pelo Ministro da Defesa búlgaro na última quarta-feira. As circunstâncias financeiras do negócio serão decididas após a entrega das informações pelos países interessados em vender os caças, o que ocorrerá a partir de 2012.
O documento não menciona o nome das companhias envolvidas, mas está claro que os fabricantes Lockheed Martin, Boeing, EADS, Dassault e Saab são os candidatos para a concorrência. Em função das poucas verbas disponíveis a Bulgária muito provavelmente decidirá por caças usados como o F-16 ou o F-18, que possuem um bom histórico no mercado de caças de segunda mão.
Valores para os futuros caças búlgaros novos começam em US$ 40 milhões por aeronave, enquanto o valor dos usados é relativamente mais baixo. Washington tentou vender caças usados para a Bulgária em 2007, conforme documentos vazados pelo WikiLeaks.
O melhor para a Bulgária seria a compra de caças norte-americanos usados e não a compra de caças dispendiosos como o Gripen e o Eurofighter, segundo informado pelo então embaixador norte-americano em Sofia, John Beyrle, em outubro de 2007, conforme revelação do jornal britânico Daily Telegraph.
“Os búlgaros estão olhando para caças novos e os fabricantes norte-americanos estarão nesta briga”. “Mas os custos do programa poderiam exaurir boa parte das verbas para a Defesa e a Bulgária ficaria muito pressionada nas funções de treinamento e manutenção diante de um orçamento tão apertado.”
As informações vazadas também dão conta de que o governo da Bulgária deveria ser desencorajado de adquirir caças russos, ” que no momento são um obstáculo à transformação da Bulgária em uma organização operacionalmente e taticamente mais flexível como a OTAN espera.”
FONTE/FOTO: UPI.com/ embaixada dos EUA em Sofia
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo