Brasileiras no Egito são resgatadas por um avião da FAP
O avião português chegou a Lisboa nesta quinta-feira (3) e, além das brasileiras, retirou do Egito cidadãos de outros países, como espanhóis, franceses, holandeses, guineenses e malaios.
Apenas uma das brasileiras transportadas, a carioca Fernanda Fonseca, de 21 anos, aceitou falar com a BBC Brasil. Moradora do Egito desde 2010, ela disse que decidiu deixar o país para diminuir a preocupação do pai, que mora no Brasil.
Ela disse que procurou a embaixada brasileira quando decidiu sair, mas foi informada que, naquele momento, não haveria voo especial para brasileiros.
– Quando a gente telefonou, disseram que estavam esperando instruções de Brasília para organizar qualquer coisa.
Enquanto esperava por uma definição, ela ficou sabendo, por meio de uma amiga brasileira, que Portugal iria realizar um voo para retirar portugueses e pessoas de outras nacionalidades do Egito.
Procurado pela BBC Brasil, o Itamaraty reafirmou que, no momento, não há necessidade de planos especiais de evacuação de brasileiros, já que há voos comerciais saindo regularmente do país com passagens aéreas disponíveis.
O Ministério informou ainda que um diplomata está sendo enviado para o país para ajudar nas operações da embaixada no Cairo.
FONTE: R7, via Notimp