Nasa faz homenagem a astronautas mortos na missão Challenger, que completa 25 anos
Os três desastres da Nasa aconteceram com alguns dias de diferença, em anos distintos. Três astronautas morreram no dia 27 de janeiro de 1967 no Apolo 1, quando a nave pegou fogo na plataforma de lançamento. Outros sete morreram em 28 de janeiro de 1986, no ônibus espacial Challenger. O último grande acidente ocorreu no dia 1 de fevereiro de 2003, quando sete astronautas morreram a bordo do Columbia.
Em comunicado, o diretor da Nasa, Charles Boden, afirmou que a alma dos astronautas mortos está presente em cada dia de trabalho, e que seu legado inspira as novas gerações de astronautas. “Cada dia, com cada novo obstáculo que superamos e a cada descoberta que fazemos, honramos estes homens e mulheres notáveis”, escreveu.
Para os americanos, a dor do acidente com o Challenger ainda é palpável. Vinte e cinco anos após o acontecimento que chocou o mundo, o Challenger ainda é considerado o maior fracasso da Nasa, já que a explosão aconteceu apenas 73 segundos após o lançamento, a 14,5 km acima do Oceano Atlântico.
A catástrofe foi a primeira a ser transmitida ao vivo pelas televisões de todo o mundo. A explosão do Challenger também traumatizou os Estados Unidos, porque no acidente morreu uma cidadã comum, a professora primária Christa McAuliffe, e seus alunos assistiram sua morte.
Veja aqui a homenagem feita pela NASA.
FONTE: O Globo
BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.