Partido verde holandês quer debate emergencial sobre o F-35

5

Pedido do partido de esquerda segue vazamento de comentários do Ministro da Defesa holandês

Um pedido do partido verde de esquerda do parlamento holandês, para um debate de emergência, foi aceito após a publicação de mensagens diplomáticas vazadas da Embaixada dos EUA, embora o conservador VVD não tenha apoiado a proposta.

As mensagens de 2007 trazem comentários do Ministro da Defesa sobre a compra de aviões F-35 Joint Strike Fighter (caça de ataque conjunto), sendo reveladas pelo WikiLeaks e repassadas ao diário holandês NRC Handelsblad. O jornal afirma que os Estados Unidos estavam melhor informados sobre a posição do governo a respeito do projeto do que o Parlamento.

Por exemplo, em 2007 os Estados Unidos já sabiam que o Ministério não tinha verbas suficientes para a compra de todos os 85 aviões solicitados pelas Forças Armadas para substituir os caças F-16 holandeses. Mas, no Parlamento, o ministro sempre havia dito que o governo planejava comprar todos os 85 aviões.

Recentemente, o Ministro revelou pela primeira vez que o cuso de um único avião era de 60 milhões de euros. O projeto como um todo está custando 1,4 bilhões de euros acima da estimativa original de 6,2 bilhões de euros. O Governo diz que planeja comprar dois aviões de teste.

FONTE: Radio Netherlands Worldwide  FOTO: USAF

wpDiscuz