Operação Serrana: meios da FAB no apoio ao Rio de Janeiro

4

A Força Aérea Brasileira, por meio do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), destacou meios para o apoio de transporte aéreo e terrestre, de alimentação, de comunicações e telefonia via fixa e via rádio e um Hospital de Campanha (HCAMP) para serem utilizados nas operações de socorro às vítimas das inundações e deslizamentos na região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

A Força Aérea estabeleceu, ainda, um Subcentro de Operações de Busca e Salvamento (SCOBS) na cidade de Petrópolis. O subcentro está instalado no 32º Batalhão de Infantaria Motorizada e realiza buscas na região, com três helicópteros Super Puma H-34.

Os meios estão à disposição do Governo do Estado para serem engajados a qualquer momento que se faça necessário. Os Comandos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão cientes de todo o apoio disponibilizado pela FAB na operação.

Meios disponibilizados:

• 3 Helicópteros Super Puma H-34 (Esta aeronave já vem sendo utilizada no transporte das equipes de resgate e em operações de busca e salvamento);

• Aeronaves Hércules C-130 e Amazonas C-105 – o C-130 tem capacidade para 20 toneladas de carga paletizada e o C-105 transporta nove toneladas, podendo ser utilizados para transporte de material de ajuda humanitária provenientes de outras cidades/ Estados;

• 1 Hospital de Campanha (HCAMP) – com capacidade para acomodar 32 leitos, pode realizar até 400 atendimentos por dia;

• 4 carretas – com capacidade de até 30 toneladas de carga cada;

• 5 caminhões – capacidade de até 10 toneladas de carga cada;

• apoio móvel de alimentação com capacidade de atender 150 pessoas por dia.

(Informações do III COMAR)

FONTE / FOTO: FAB – Agência Força Aérea

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz