Caças dos EUA em destaque na comitiva de exportações de alta tecnologia à Índia
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Encabeçando comitiva de mais de 70 empresas de alta tecnologia, Secretário de Comércio dos Estados Unidos trabalha em prol dos fabricantes de caças do país
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Gary Locke está à frente de uma missão comercial à Índia voltada para o desenvolvimento de negócios de alta tecnologia. Locke, que é o Secretário de Comércio dos EUA, defende a causa dos fabricantes de aviões de caças de seu país, afirmando que os Estados Unidos são um parceiro de defesa capaz e de boa vontade.
O Secretário, que vai liderar a missão de comércio à Índia entre os dias 6 e 11 de fevereiro, disse num encontro realizado na terça-feira com o Embaixador Indiano Meera Shankar que, na visão do Governo dos Estados Unidos, a venda de tecnologia de defesa é a pedra angular da parceria estratégica EUA-Índia.
Dois caças norte-americanos, o F-16 da Lockheed Martin e o F/A-18 da Boeing, competem em um programa para aquisição de 126 aeronaves, e estimado em 10 bilhões de dólares, com o russo MiG-35 da MiG-RAC, o francês Rafale, da Dassault, o sueco Gripen da Saab e o caça do consórcio europeu Eurofighter, o Typhoon da EADS.
O programa, denominado MMRCA, teve início em agosto de 2007 e entrou em sua fase final após a Força Aérea Indiana realizar avaliações de voo e de armas dos seis competidores, nessa que foi chamada a “mãe de todas as concorrências”.
Locke encontrou-se com Shankar para discutir o comércio bilateral e assuntos de investimento, como preparação para liderar a missão que deverá fazer escalas em Nova Déli, Mumbai e Bangalore, segundo o Departamento de Comércio. Mais de 70 empresas se inscreveram para participar da missão, de maneira a promover a exportação norte-americana de produtos de alta tecnologia, assim como de serviços em setores-chave da economia: comércio nuclear civil, defesa e segurança, aviação civil e tecnologia de informação e de comunicações.
As exportações dos EUA à Índia cresceram 15,2% nos primeiros 10 meses de 2010 e as projeções indicam que deveram superar, no ano inteiro, a marca de 19 bilhões de dólares. Até outubro, esse valor chegou a 16,1 bilhões, quase alcançando o total atingido em todo o ano de 2009 (16,4 bilhões), o que fez da Índia o 17º maior mercado de exportação.
Segundo o Departamento de Comércio, esse crescimento foi sustentado por tecnologias avançadas, incluindo aeroespaciais, materiais especializados, tecnologias de informação e de comunicações, eletrônicos e sistemas de fabricação flexível.
FONTE: India Vision – tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo
IMAGENS: Lockheed Martin e Boeing