A SuperJet International, “joint venture” entre a Alenia Aeronautica (51%) e Sukhoi Holding Company (49%), liberou as fotos do primeiro Sukhoi Superjet 100 de série, nas cores da Aeroflot.

O Superjet é um novo jato regional que vai disputar o mercado de aviões de 75-100 assentos, mesmo nicho dos E-jets da Embraer.

A SNECMA é parceira de risco no projeto,que desenvolveu a turbina SaM146 juntamente com a NPO Saturn. A Boeing atuou também como consultora no projeto.

Outros fornecedores de componentes Superjet 100:

  • Avionics – THALES
  • Control systems – LEIBHERR
  • Environmental control system – LEIBHERR
  • Landing gear – MESSIER DOWTY
  • Fuel System – INTERTECHNIQUE (ZODIAC)
  • Interior – B/E AEROSPACE
  • Fire protection system – AUTRONICS (CURTISS WRIGHT)
  • Oxygen system – B/E AEROSPACE
  • APU – HONEYWELL
  • Crew seats – IPECO
  • Hydraulic system – PARKER
  • Electrical system – HAMILTON SUNDSTRAND
  • Engine vibration sensors – VIBRO-METER
  • Wheels, brakes – GOODRICH

O avião deveria ter sido entregue no final do ano passado, mas a certificação russa só deve sair no final deste mês e a certificação da EASA (European Aviation Safety Agency) deve sair em 2012. O avião já tem quase 200 encomendas.

Recentemente o primeiro ministro russo Vladimir Putin fez pressão para que a Aeroflot e suas subsidiárias comprem mais jatos feitos na Rússia, ao invés de comprar jatos da Airbus e da Boeing. A Aeroflot tem 40 Superjets encomendados, com opção para mais 15 adicionais.

COMPARE:

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

wpDiscuz