‘Cavalo de Pau’
Nosso site ficou fora do ar, sem suporte, por mais de uma semana. Tivemos que ir para um provedor nos EUA, pagando mais caro.
Solicitamos aos nossos leitores que sempre nos acompanharam a fazer uma doação para nos ajudar a pagar o novo servidor e menos de 10 pessoas colaboraram.
Então ficamos numa situação muito difícil, pois deixando os sites da Trilogia abertos, eles não suportavam o número de acessos.
E mesmo fechados, o número de acessos voltou a crescer, só o Poder Aéreo teve mais de 25.000 pageviews ontem!
A maioria do pessoal que comentava, não assinou o site ainda, mas muitos leitores que só nos liam, assinaram.
Se a gente tivesse publicidade dos 3 grandes concorrentes do F-X2, por exemplo, poderíamos contratar um servidor parrudo bem caro e deixar os comentários abertos.
Mas não é o que ocorre, a coisa mais difícil é conseguir publicidade online no Brasil, para o setor de Aviação e Defesa.
Então o fechamento dos comentários foi um “cavalo de pau” que demos na Trilogia de Defesa, para poder frear o crescimento que nosso orçamento ainda não comporta.
Sempre fizemos questão de manter os comentários abertos, pois sempre acreditamos na necessidade de difundir o assunto de Defesa no Brasil. Mas nós preferimos a Trilogia funcionando, mesmo com poucos comentários, do que os sites fora do ar, por excesso de acessos.
O DVD da CRUZEX V, por exemplo, vendeu poucas unidades, num universo de milhares de leitores.
Será que os antigos comentaristas gostavam mesmo de Aviação e Defesa? ou só gostavam de polemizar?
Alexandre Galante
Editor-Chefe