Pasta da Defesa pode sofrer cortes de gastos para equilíbrar Orçamento

A presidente Dilma Rousseff tem uma tarefa primordial nos seus dias iniciais de governo. Definir o tamanho dos cortes de gastos necessários para equilibrar o Orçamento. Reuniões com representantes do governo da área econômica já estão agendadas para esta segunda-feira.

Segundo cálculos do Ministério do Planejamento existe a necessidade de fazer um contingenciamento de despesas federais no ano de 2011 da ordem de R$ 20 bilhões. Há quem defenda um corte ainda maior, podendo chegar perto de R$ 30 bilhões.

Historicamente os Ministérios Militares e, mais recentemente, o Ministério da Defesa estão entre as pastas mais afetadas quando o assunto é contingenciamento de gastos públicos federais. Diversos programas de modernização das forças foram afetados no passado e tudo indica que desta vez não será diferente. Entendemos que o controle da inflação e a manutenção da estabilidade econômica são conquistas que devem ser mantidas para o bem geral de todos, mas por que as pastas militares são sempre as mais afetadas?

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

wpDiscuz