Com chegada de novo lote, Super Hornets da RAAF atingem IOC

16

Das quatro aeronaves que pousaram na Austrália em 7 de dezembro, três já são preparadas para conversão em Growlers

Nesta quarta-feira, 8 de dezembro, o Departamento da Defesa da Austrália informou que mais quatro aviões de combate  F/A-18F Super Hornet chegaram à Austrália. Esse novo lote, que inclui as primeiras três aeronaves já com cabeamento para futura conversão na versão Growler de ataque eletrônico, pousou na Base de Amberley na terça, dia 7.

A chegada desse lote permitiu que se declarasse a capacidade inicial de operação (IOC –  initial operating capability), com o Esquadrão 1 da RAAF (Força Aérea Real Australiana) completando sua dotação de doze aeronaves e o Esquadrão 6, que na semana passada despediu-se de seus F-111, recebendo seus primeiros aviões. Segundo o informe do Departamento de Defesa, a IOC foi atingida dentro do prazo e do orçamento.

O Esquadrão 1 estava dotado de 11 aeronaves desde meados deste ano, aguardando a chegada da última unidade enquanto esta (oficialmente já entregue e com indicativo A44-201), completava testes avançados de desenvolvimento de software nos EUA.

O voo de traslado, o primeiro que passou a contar com suporte da Boeing, foi realizado a partir da Base Aérea de Travis, na Califórnia (EUA), com escalas técnicas na Base Aérea de Hickam no Havaí e por Guam. Até o final de 2011, as aeronaves restantes da encomenda de 24 F/A-18F Super Hornets deverão ser entregues.

FONTE / FOTOS: DoD Austalia (Departamento de Defesa da Austrália)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz