Nos dias 2 e 3 de dezembro, realizou-se a despedida oficial dos F-111 da Força Aérea Real Australiana, carinhosamente apelidados de “pigs”

Após 37 anos de serviço, os F-111 realizaram seu voo de despedida na base da RAAF de Amberley. A cerimônia, batizada de ‘Pigs’ Tales’, foi realizada nos dias 2 e 3 de dezembro.  O apelido de “pig” vem da doutrina de voos a baixa altitude, praticamente “fuçando” o terreno.

O primeiro dia foi dedicado aos que trabalharam com o avião por todos esses anos, da Ala 82, com mais de 400 pessoas desfilando para centenas de convidados e VIPs, com voos de demonstração das configurações das asas do F-111 (que tem asas de geometria variável).

No segundo dia, realizou-se uma cerimônia religiosa, para a qual compareceram mais de 2000 pessoas. Nela, relembrou-se o nome de cada um dos 10 pilotos e navegadores que morreram em voos da aeronave nessas quase quatro décadas de serviço na RAAF.

No final do dia, realizou-se o último voo, com uma formação de seis aeronaves. Uma delas realizou também uma apresentação solo, incluindo uma passagem baixa realizando, pela última vez, o famoso “dump and burn” (queima de combustível alijado).

A aeronave A8-125, o primeiro F-111 a pousar na Austrália em 1º de junho de 1973, foi também o último a pousar nesse voo de despedida, sendo orientado para o táxi por Daryll Macklin, que 37 anos havia realizado o mesmo trabalho com essa aeronave. Quando realizou-se o corte dos motores, dois F/A-18F Super Hornets passaram a baixa altitude, simbolizando a “troca da guarda”.

Na ala 82, o F-111 operou com os esquadrões 1 e 6, em missões de reconhecimento e ataque terrestre e marítimo, em qualquer tempo. Nos dois esquadrões, ele substituiu os bombardeiros Camberra mas, devido a um atraso de alguns anos na entrada em serviço, foi necessário equipá-los interinamente com caças F-4 Phantom II, entre 1970 e 1973.

FONTES / FOTOS: DoD (Departamento de Defesa) AustraliaRAAF (Força Aérea Real Australiana)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz