Nelson Jobim conhece o P-3AM
A primeira aeronave P-3 Orion modificada pela Airbus Military para a Força Aérea Brasileira foi inspecionada hoje pelo Ministro da Defesa do Brasil, durante sua visita oficial à Espanha.
A aeronave é a primeira de uma frota de nove unidades que estão passando por um completo programa de modernização, incluindo a instalação do Sistema Tático Totalmente Integrado (FITS) da Airbus Military.
Assim como o FITS, a aeronave será beneficiada com uma nova suíte de sensores mais potentes, novos sistemas de comunicações, e um cockpit com modernos aviônicos. Os motores foram melhorados, e dependendo da condição de cada aeronave, a estrutura da fuselagem e asas estão sendo renovadas para permitir mais anos de efetiva operação.
A Força Aérea Brasileira empregará as aeronaves nas missões de patrulha marítima, guerra antissubmarino, e uma ampla gama de missões civis, incluindo vigiância de zonas de exclusão econômicas e busca e salvamento.
FONTE: Airbus Military
Espanha entrega ao Brasil um avião modernizado e amplia cooperação em Defesa
A Base Aérea de Getade (Madrid) se destaca como o local de disponibilização deste equipamento para a Força Aérea Brasileira, a ser entregue de forma oficial em maio do próximo ano, segundo as fontes militares.
Este é o primeiro dos nove aviões P3 Órion usados, comprados dos Estados Unidos, pelo Brasil, que a Airbus Military modernizará em suas instalações em Getafe, para executar o serviço de patrulha do território brasileiro.
Para Carme Chacón, a entrega do avião é um “marco”, enquanto que para seu colega brasileiro é “vital” no controle e vigilância do território.
Após a assinatura do acordo de cooperação, a Ministra salientou a relação de confiança entre os dois países e a “prova disso – detalhou – é o acordo assinado hoje, que melhora a colaboração entre as Forças Armadas e a Indústria de Defesa de ambos os países.”
Graças a esse acordo, acrescentou Chacón, se buscarão novos desenvolvimentos em matéria de ciência e tecnologia e se ampliarão os programas de treinamentos e as missões de operações conjuntas.
A cooperação com o Brasil, em matéria de Defesa, permite gerar, na Espanha, empregos altamente qualificados “em um momento de grande necessidade”, destaca Chacón.
A este respeito, declarou que são no total cerca de 300 empregos diretos e 2.000 indiretos, que dependem dos programas de modernização e de construção estabelecidos em conjunto.
O acordo inclui visitas de delegações de alto nível, reuniões de peritos e de instituições de defesa, intercâmbio de instrutores e alunos das escolas militares, a participação em cursos de formação e especialização, participação em manobras e exercícios, visitas em navios da Marinha, e implementação de programas e de projetos de aplicação em desenvolvimento de tecnologia de defesa.
De sua parte, o Presidente da Airbus Military, Domingo Ureña, ressaltou que o Brasil é uma referência na América Latina e espera ampliar a colaboração no curto e longo prazo.
Para isso a empresa abrirá, em breve, um escritório no país sul-americano.
A cerimônia contou com a presença dos, entre outros, Secretário de Estado de Defesa, Constantino Méndez, Secretário Geral de Política de Defesa, Luis Cuesta, Chefe do Estado-Maior da Defesa (JEMAD), General José Julio Rodríguez e Chefe do Estado-Maior do Ar (JEMA), General José Jiménez.
FONTE: ADN.ES