Saab começa o desenvolvimento do novo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro

O Poder Aéreo esteve em São Bernardo do Campo nos dias 1 e 2 de dezembro de 2010 para acompanhar o workshop que deu início aos trabalhos do desenvolvimento do novo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro.

Os principais focos do centro serão: as áreas aeroespacial, de Defesa e inovação urbana (segurança civil). O centro terá sede em São Bernardo do Campo (SP), em estreita cooperação com a indústria e universidades locais, como a UFABC (Universidade Federal do ABC) e da FEI (Centro Universitário da FEI).

O presidente da empresa sueca Saab, Hakan Buskhe, e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) anunciaram, na quarta-feira (01/12), os primeiros projetos que serão conduzidos pelo centro.

O primeiro será um radar costeiro e de proteção de fronteira, desenvolvido juntamente com a empresa brasileira Atmos. O segundo projeto anunciado será de comunicação de informações para segurança e sistemas de vigilância.

Luiz Marinho fala sobre o F-X2

O prefeito de São Bernardo respondeu à perguntas de vários repórteres e disse que sabe que o Gripen é o preferido da FAB, pois conversou com brigadeiros e muita gente da Força Aérea. E ainda brincou: “Eu entendo de avião tanto quanto o Nelson Jobim”.

Segundo o prefeito e o presidente da Saab, o investimento no centro de tecnologia nada tem a ver com o processo de licitação e vai acontecer independentemente do resultado final do F-X2.

Marinho disse também que torce pelo Gripen, mas, ao mesmo tempo, apoia toda a empresa interessada em investir em São Bernardo.

wpDiscuz