O Armée de l’air (Força Aérea Francesa) informou que na última terça-feira, 23 de novembro, foi realizado o primeiro disparo de avaliação da dupla  Mirage 2000N – ASMPA. Segundo o informe, o ASMPA não estava dotado de sua ogiva nuclear.

O Mirage 2000N do esquadrão 3/4 “Limousin”, tripulado por um piloto e um navegador, efetuou um voo de longa duração em várias fases: alta altitude, reabastecimentos em voo com um C135 do esquadrão 2/91 “Bretagne”, penetração a baixa altitude acompanhando o terreno etc. Após cinco horas de voo, foi disparado o míssil ASMPA, que seguiu o perfil de voo programado.

Antes desse primeiro disparo real em voo por um Mirage 2000N, já haviam sido realizados testes de voo em diversos perfis com o mesmo, para cumprir o planejamento de entrada em serviço da arma na versão K3 desse vetor (a partir de 2009) e na versão F3 do Rafale (a partir de 2010 – veja link mais abaixo sobre a cerimônia de início de operação no Rafale e outros detalhes do míssil).

O ASMPA é um novo míssil equipado com ogiva nuclear, utilizando-se de um estatoreator para sua propulsão, além de um “booster”. Pode ser lançado a diferentes altitudes, realizando voo supersônico em trajetórias variadas, para se contrapor a ameaças diversas, representando um avanço significativo em relação ao ASMP.

FONTE / FOTOS: Armée de l’air (Força Aérea Francesa) e MBDA

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz