Necas: Gripen só participará de próxima concorrência tcheca se documentos sobre leasing forem entregues

29

O Primeiro-Ministro da República Tcheca, Petr Necas, informou que após o término do contrato de leasing dos caças Saab Gripen será aberta uma nova concorrência internacional. A informação foi dada durante um programa da TV pública tchecha no último domingo.

Segundo o político theco a Saab poderá participar da concorrência apenas se a Suécia e o Reino Unido (na época da negociação a BAE Systems participava do programa Gripen) entregarem todas as informações relacionadas à suspeita de corrupção que pairam sobre a negociação, informou Necas.

“Uma nova concorrência será aberta e diversos participantes, de diferentes países poderão participar. Não vejo e renovação do contrato de leasing dos caças Gripen ocorrendo de forma automática”, disse ele.

A República Tcheca planejava originalmente comprar caças Gripen e o governo de Milos Zeman aprovou a aquisição deles em 2002. No entanto, os planos do governo foram vetados pelo parlamento. Posteriormente o contrato de leasing foi aprovado em 2004.

O atual governo, formado pela coalizão dos partidos de direita e centro-direita (ODS e TOP 90), era oposição na época em que o contrato de leasing foi feito pelo governo social-democrata (dominado pelo partido CSSD).

FONTE:
prague monitor

Publicidade

wpDiscuz