Primeiro teste do Kaveri em voo
A turbina foi instalada em uma aeronave de transporte Ilyushin Il-76. “O motor foi testado desde a decolagem até o pouso e voou por mais de uma hora até uma altitude de 6000 metros e uma velocidade de Mach 0,6” informou o ministro da defesa indiano. “Os controles e o desempenho durante o voo foram considerados excelentes”, completou.
Até o final do ano passado o laboratório de pesquisas estatal da Índia havia despendido 20 bilhões de rúpias ( cerca de US$455 milhões) em 20 anos para produzir um motor na faixa de 22000 libras de empuxo.
“Nos próximos meses outros 50 a 60 voos ocorrerão para testar a confiabilidade do motor, sua segurança e seu desempenho em voo. Estes testes ocorrerão antes que o motor seja testado em um caça.”
Vitória da GE
No início de outubro a GE Aviation derrotou o consórcio Eurojet na concorrência que prevê a entrega de 99 motores de aviação para a versão MkII do caça leve indiano Tejas. O motor escolhido, o F414-INS6, é uma versão do motor que atualmente equipa o Super Hornet e futuramente equipará a nova geração de caças Gripen da Suécia.
A Índia já operava cerca de 41 turbinas GE F404 que foram selecionadas para equipar as primeiras versões do Tejas. A versão 404, que equipa os caças Hornet, deu origem ao atual 414, cuja produção já atingiu mais de 1000 unidades.
FONTE: The Hindu