Simulação incluirá piloto abatido em território hostil

Os moradores do Cariri paraibano já podem se preparar para a qualquer momento assistirem verdadeiros shows nas alturas, graças a um treinamento de guerra realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e mais cinco países. Serão utilizados aproximadamente 100 Caças e uma das missões será encontrar e salvar um paraquedista que está perdido e ferido na região do Cariri. A cidade onde o paraquedista estará perdido não foi divulgada.

Os exercícios farão parte de uma guerra simulada pela Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex), que acontecerá entre o “país azul” (Ceará e Rio Grande do Norte) e o “país vermelho” (Pernambuco). As regiões do Cariri e Sertão ficarão na “linha de fogo” do confronto. O porta-voz do Cruzex, Henry Munhoz, alertou que a população não precisa ficar assustada porque o treinamento é real, mas a guerra será simulada.

Centenas de caririzeiros já fazem apostas com palpites de quais vão ser as cidades onde os Caças, principalmente os quatro helicópteros H-60 Black Hawk, com capacidade para 47 tripulantes. Esta é a quinta edição do Cruzex – a terceira no Nordeste – e o Coronel Henry Munhoz explicou que Campina Grande foi escolhida porque fica em uma região estratégica, logo abaixo do espaço aéreo onde acontecerão os exercícios e simulações. O treinamento será intensificado a partir da próxima segunda-feira (15).

FONTE/FOTO:
deolhonocariri/FAB

wpDiscuz