Qatar abre concorrência para novo caça
Oficialmente não foram informados os números, mas acredita-se que algo entre 24 e 36 caças seriam adquiridas. Estas aeronaves substituiriam os atuais Dassault Mirage 2000-5.
Dentre os concorrentes estão o Lockheed Martin F-35, o Boeing F/A-18E/F Super Hornet e o F-15, o Eurofighter Typhoon, o Dassault Rafale e o Saab Gripen. É interessante observar que caças russos e o F-16 não foram citados.
A Força Aérea do Qatar nas últimas décadas apresentou-se como um grande parceiro militar da França, tendo adquirido boa parte do seu material de defesa naquele país europeu. Dentre as aeronaves adquiridas, pode-se destacar os Mirage F.1, os Alpha Jet, os helicópteros Gazelle e os caças Mirage 2000-5. Estes últimos formam a espinha dorsal do sistema de defesa do Qatar e estão entre os Mirages mais modernos do planeta, sendo apenas inferiores aos Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos.
Como os “-5” do Qatar são relativamente novos (os primeiros voaram 1997), é possível que estes aviões sejam vendidos para outros usuários. No ano passado foram divulgadas notícias de que a Indonésia teria recebido uma oferta de venda dos Mirages do Qatar. No entanto, nenhum acordo foi concretizado.
Acredita-se que doze dos treze aviões inicialmente comprados (nove monoplace e três biplace) ainda estejam em operação.
FONTE/FOTO: Aviation Week/M Fluet
LEIA TAMBÉM: