Começaram nesta terça-feira (2), em Évora, sul de Portugal, as obras de construção da primeira de duas unidades industriais da construtora brasileira de aviões Embraer.

Com investimento total anunciado de 148 milhões de euros, a primeira fase da obra deverá estar concluída no final de 2011. A instalação das duas unidades de produção de componentes para aviões deverá criar 600 empregos directos e cerca de 1200 indirectos.

As duas unidades irão produzir segmentos da linha de jactos executivos da Embraer, sendo uma de estruturas metálicas (asas) e outra para produzir materiais compósitos (caudas).

O lançamento da construção é saudado pelas autoridades portuguesas, numa altura em que o país se defronta com grave crise económica e financeira.

O investimento da Embraer, terceiro maior construtor mundial do sector aeronáutico, deverá atrair outros investimentos para a região.

Em declarações à rádio TSF, o presidente da Câmara Municipal de Évora (prefeito), Ernesto Oliveira, disse que “continua a haver interesse por parte de vários empresários nacionais e estrangeiros” em instalarem-se na região.

Ernesto Oliveira tem também a expectativa que o investimento da Embraer incentive a criação de empregos e a fixação de jovens.

O investimento da Embraer em Portugal conta com a concessão de benefícios fiscais e fundos comunitários, que chegam a 44 por cento do valor total previsto para a instalação de duas unidades industriais.

FONTE: Portugal Digital

wpDiscuz