FAB transporta urnas para lugares de difícil acesso

6

Mais de 500 urnas eleitorais chegam, nesta semana, a localidades de difícil acesso no Norte e no Nordeste do País através de aeronaves da Força Aérea Brasileira para a votação do dia 31. No caso do Acre, helicópteros levarão para pelo menos 32 aldeias o dobro de urnas (240) do primeiro turno porque o Estado realiza também um referendo para decidir sobre fuso-horário.

“Muitas aldeias também estão inacessíveis por rios que estão secos nesta época. Esse é um grande momento da nossa democracia em que pessoas dos mais distantes lugares podem participar. O apoio da Força Aérea é fundamental para que tudo ”, disse o diretor do TRE-AC, Maydano Fernandes. Ouça entrevista

As urnas chegam, ao todo, a 66 localidades de difícil acesso no Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Pernambuco. Nos Estados, estão incluídas cidades, vilas e aldeias. A operação envolve sete tipos de aviões e de helicópteros para transportar uma carga e profissionais dos tribunais regionais eleitorais para atuar no pleito do dia 31 de outubro.

Para o Pará, 22 urnas são transportadas. Em oito localidades na zona rural das cidades de São Felix do Xingu e de Jacareacanga, 3260 brasileiros, a maioria de origem indígena, votarão no dia 31. “É um esforço muito grande e importante. O apoio da Aeronáutica faz-se imprescindível para que esse grande momento se realize com sucesso. Para nós, é uma grande alegria”, afirmou o diretor de Logística do TRE-PA, José Edgar Tocantins Melo. A FAB transporta também 22 urnas para Fernando de Noronha. No arquipélago, há 1200 eleitores.

FONTE: Agência Força Aérea

Publicidade

wpDiscuz