Gripen dispara míssil Meteor para o Programa de Integração Sueco
A FMV recentemente realizou com o Gripen o disparo de Separação Segura de um míssil Meteor, na área de testes de Vidsel
Este foi o primeiro disparo com carga real do míssil BVR Meteor no programa de integração sueco. O Gripen também tem sido usado como plataforma de lançamento desde o início do desenvolvimento do míssil Meteor.
O propósito do teste foi verificar o modelo de separação do míssil da aeronave. O impacto do chama do míssil no motor da aeronave também foi estudado. Como parte importante no trabalho de integração, o data-link também foi verificado.
Uma avaliação inicial mostrou que o míssil separou-se do pilone interno de modo natural e o data-link entre a aeronave e o míssil foi ativado. A temperatura do motor da aeronave também foi monitorada. O voo do míssil foi terminado como planejado numa posição predeterminada.
Com este disparo, a primeira de duas fases na integração sueca está completada. A primeira fase foi apoiar o desenvolvimento do míssil e a próxima fase será a total integração do míssil no Gripen. A integração final com o Gripen na Força Aérea Sueca começou recentemente e espera-se estar finalizada em 2013.