F-35B poderá ser preterido no Reino Unido, em favor do F-35C

22

Executivos da Lockheed-Martin estão a “avaliar” o impacto da decisão do Reino Unido de alterar a planejada aquisição de 138 F-35B, versão de decolagem curta e pouso vertical do “Joint Strike Fighter” em favor da variante embarcada “comum” (pouso catapultado e decolagem recuperada) F-35C.

“Trabalharemos estreitamente com o Ministério da Defesa do Reino Unido para avaliar o impacto de quaisquer eventuais reduções do programa e para apoiar a sua decisão” de mudar para o F-35C, afirmou a empresa em comunicado ontem, 19 de outubro.

Por outro lado a empresa de Bethesda (Maryland) não foi informada de quaisquer atrasos ou reduções do número total de F-35 que a Inglaterra pretende adquirir. “Assim ainda não é possível aferir o impacto dos custos globais aos F-35″, afirmou o porta-voz da empresa, John Kent.

Tal avaliação vem no mesmo dia em que Londres anunciou que irá abandonar o F-35B em favor do modelo C, e irá efetivar operacionalmente apenas um de seus anteriormente planejados dois Porta-Aviões Classe Queen Elizabeth, nos termos da nova “Strategic Defence and Security Review”. O Reino Unido vai aposentar seus jatos Harrier imediatamente, de acordo com a revisão.

FONTE: Defense News / Tradução/adaptação: Vader

wpDiscuz