Os EUA registraram até hoje 10 abates com mísseis AIM-120 AMRAAM, com capacidade BVR (Beyond Visual Range). Quatro desses abates, apesar do terem sido com o míssil, foram feitos dentro do alcance visual (WVR – Within Visual Range).

Foram necessários 13 mísseis para se obter somente 6 abates realmente BVR, o que dá uma PK de 0.46.

Além disso, é preciso ressaltar os seguintes pontos:

  • Os MiGs iraquianos não fizeram manobras defensivas e o jato sérvio J-21 não tinha radar nem ECM.
  • Um dos abates foi fratricida, contra um helicóptero UH-60 do US Army.
  • Os MiG-29 sérvios não tinham radares funcionando, nem ECM.
  • Nenhuma vítima tinha armamento BVR.
  • Na maioria dos casos havia superioridade numérica dos EUA.
  • 4 dos 5 pilotos dos MiG-29 sérvios sobreviveram aos abates.
  • Além dos abates citados na tabela, em 24 de março de 1999 um F-16AM da Dutch Air Force avariou um MiG-29 sérvio com um disparo de AIM-120A. Também na mesma data, outro MiG-29 foi engajado por dois ou mais caças americanos e conseguiu evadir-se de 3 mísseis AIM-120C disparados contra ele. Levando-se em conta os mísseis disparados nesses engajamentos, a PK do AIM-120 cai para 0.35.
Data Unidade Avião Piloto Arma Alvo País
27-Dec-92 USAF F-16D AIM-120A MiG-25PD IrAF 1
17-Jan-93 USAF F-16C AIM-120A MiG-29B IrAF 1
28-Feb-94 86FS/
526FW
F-16C 89-2137 B.Wright AIM-120A J-21 RVRS (Pesic KIA) 1
14-Apr-94 53FS/
52FW
F-15C E.Wickson AIM-120A UH-60A US Army 1
24-Mar-99 322 sqn
KLu
F-16A/MLU J-063 P.Tankink AIM-120A MiG-29 18106 127.lpe/JRViPVO (Milutinovic OK) 1
24-Mar-99 493EFS
/48FW
F-15C 86-0169 C.Rodriguez AIM-120C MiG-29 18112 127.lpe/JRViPVO (Arizanov OK) 1
24-Mar-99 493EFS
/48FW
F-15C 86-0159 M.Shower AIM-120C MiG-29 18111 127.lpe/JRViPVO (Nikolic OK) 3
26-Mar-99 493EFS
/48FW
F-15C 86-156 J.Hwang AIM-120C MiG-29 18113 127.lpe/JRViPVO (Radosavljevic KIA) 1
26-Mar-99 493EFS
/48FW
F-15C 86-156 J.Hwang AIM-120C MiG-29 18114 127.lpe/JRViPVO (Peric OK) 2
24-May-99 78EFS
/20FW
F-16C 91-0353 M.Geczy AIM-120C MiG-29 18109 127.lpe/JRViPVO (Pavlovic KIA) 1

 

FONTE: RAND – Air Combat Past, Present and Future, John Stillion e Scott Perdue, August 2008

wpDiscuz