Promessa e realidade no combate BVR: abates com mísseis AIM-120 AMRAAM
Os EUA registraram até hoje 10 abates com mísseis AIM-120 AMRAAM, com capacidade BVR (Beyond Visual Range). Quatro desses abates, apesar do terem sido com o míssil, foram feitos dentro do alcance visual (WVR – Within Visual Range).
Foram necessários 13 mísseis para se obter somente 6 abates realmente BVR, o que dá uma PK de 0.46.
Além disso, é preciso ressaltar os seguintes pontos:
- Os MiGs iraquianos não fizeram manobras defensivas e o jato sérvio J-21 não tinha radar nem ECM.
- Um dos abates foi fratricida, contra um helicóptero UH-60 do US Army.
- Os MiG-29 sérvios não tinham radares funcionando, nem ECM.
- Nenhuma vítima tinha armamento BVR.
- Na maioria dos casos havia superioridade numérica dos EUA.
- 4 dos 5 pilotos dos MiG-29 sérvios sobreviveram aos abates.
- Além dos abates citados na tabela, em 24 de março de 1999 um F-16AM da Dutch Air Force avariou um MiG-29 sérvio com um disparo de AIM-120A. Também na mesma data, outro MiG-29 foi engajado por dois ou mais caças americanos e conseguiu evadir-se de 3 mísseis AIM-120C disparados contra ele. Levando-se em conta os mísseis disparados nesses engajamentos, a PK do AIM-120 cai para 0.35.
Data | Unidade | Avião | Piloto | Arma | Alvo | País | Nº |
27-Dec-92 | USAF | F-16D | – | AIM-120A | MiG-25PD | IrAF | 1 |
17-Jan-93 | USAF | F-16C | – | AIM-120A | MiG-29B | IrAF | 1 |
28-Feb-94 | 86FS/ 526FW |
F-16C 89-2137 | B.Wright | AIM-120A | J-21 | RVRS (Pesic KIA) | 1 |
14-Apr-94 | 53FS/ 52FW |
F-15C | E.Wickson | AIM-120A | UH-60A | US Army | 1 |
24-Mar-99 | 322 sqn KLu |
F-16A/MLU J-063 | P.Tankink | AIM-120A | MiG-29 18106 | 127.lpe/JRViPVO (Milutinovic OK) | 1 |
24-Mar-99 | 493EFS /48FW |
F-15C 86-0169 | C.Rodriguez | AIM-120C | MiG-29 18112 | 127.lpe/JRViPVO (Arizanov OK) | 1 |
24-Mar-99 | 493EFS /48FW |
F-15C 86-0159 | M.Shower | AIM-120C | MiG-29 18111 | 127.lpe/JRViPVO (Nikolic OK) | 3 |
26-Mar-99 | 493EFS /48FW |
F-15C 86-156 | J.Hwang | AIM-120C | MiG-29 18113 | 127.lpe/JRViPVO (Radosavljevic KIA) | 1 |
26-Mar-99 | 493EFS /48FW |
F-15C 86-156 | J.Hwang | AIM-120C | MiG-29 18114 | 127.lpe/JRViPVO (Peric OK) | 2 |
24-May-99 | 78EFS /20FW |
F-16C 91-0353 | M.Geczy | AIM-120C | MiG-29 18109 | 127.lpe/JRViPVO (Pavlovic KIA) | 1 |
FONTE: RAND – Air Combat Past, Present and Future, John Stillion e Scott Perdue, August 2008