Índia deve assinar contrato do MMRCA em julho de 2011
Conforme o jornal “The Economic Times” noticiou no último dia 9 de outubro, o comandante da Força Aérea Indiana disse, na sexta-feira passada, que o contrato do programa MMRCA deverá ser assinado em julho do ano que vem. O programa, estimado em 12 bilhões de dólares, visa a aquisição de 126 jatos de combate multimissão de porte médio.
Seis companhias aeronáuticas globais disputam o programa. Além do MMRCA, a Força Aérea Indiana também está comprando 270 jatos de combate russos, da Sukhoi. Segundo o Marechal do Ar P. V. Naik, “nós já submetemos o relatório do MMRCA ao Ministério de Defesa em 30 de julho e, se tudo correr bem, o contrato deverá ser assinado por volta de 30 de julho do ano que vem”.
O pedido de proposta para as seis empresas foi submetido em agosto de 2007, e os longamente esperados testes dos aviões competidores, deste que é o mais lucrativo contrato de caças dos últimos 16 anos, começaram no ano passado. Segundo fontes da indústria, os caças norte-americanos F-16, da Lockheed Martin e F-18 Super Hornet da Boeing se destacaram como líderes, após os testes.
Competem também o Eurofighter Typhoon, da EADS, o Rafale, da francesa Dassault, assim como o russo MiG-35 e o Gripen, da sueca Saab.
Pelo contrato, 18 caças devem ser comprados por volta de 2012, com os outros 108 sendo fabricados na Índia. Há também a opção de compra para 64 adicionais.
FONTE: The Economic Times