Índia comprará de 250 a 300 caças de quinta geração russos

66

 

A AFP informou nesta quinta-feira, 7 de outubro, que a Íncia concordou em comprar até 300 caças a jato furtivos avançados da Rússia, que serão desenvolvidos e fabricados em conjunto. As informações foram dadas pelo Ministro da Defesa da Índia, A.K. Antony, em uma coletiva de imprensa em que também estava sua contraparte russa, Anatoly Serdyukov. Foi dito que a Rússia, além do caça de quinta geração (Fifth Generation Fighter Aircraft – FGFA), também fornecerá 45 aviões de transporte multitarefa.

Segundo Antony, a “Índia receberá 250-300 avançados   FGFAs. São os dois maiores projetos para os próximos 10 anos que serão exemplos brilhantes da cooperação Indiano-Russa.” No último mês, a Hindustan Aeronautic Ltd (HAL) a Corporação Unida de Aviação  da Rússia e a Rosoboronexport assinaram uma parceria no mês passado, para o desenvolvimento do avião de transporte multitarefa, num projeto estimado em 645 milhões de dólares.

Serdyukov disse que “o  FGFA foi projetado por nós, o preço foi fixado e o rascunho do acordo foi dado à Índia. Assim que assinado, HAL and Sukhoi participarão.” Ele não revelou detalhes, segundo o informe da AFP, mas especialistas dizem que cada FGFA, que é um avião de combate da classe de 30 toneladas, deverá custar por volta de 100 milhões de dólares.

O Secretário para Produção de Defesa da Índia, R.K. Singh, disse à AFP que o custo será absorvido em etapas, e que, “no momento, um contrato de projeto preliminar no valor de 300 milhões de dólares, para o programa FGFA, está em consideração no governo (da Índia).” Esse acordo deverá ser assinado durante uma viagem do presidente russo Dmitry Medvedev à Índia, em dezembro.

A Índia também está no processo de adiquirir 270 jatos de combate Sukhoi, no valor de 12 bilhões de dólares e, em outro contrato do mesmo valor, deverá comprar 126 caças numa competição da qual participam seis gigantes aeroespaciais do mundo.

A Rússia é o maior fornecedor de material militar à Índia, mas recentes atritos, referentes a escaladas de custos e atrasos na entrega de um navio-aeródromo Russo reformado, prejudicaram os laços bilaterais. Segundo Serdyukov, “nós temos um grande volume de projetos (militares) e, por isso, é natural que haja alguns atrasos.”

O Ministro da Defesa Russo também afirmou que seu país está esperando uma aprovação da Índia para fornecer 22 helicópteros de ataque e 15 helicópteros pesados de transporte.

O anúncio sobre o acordo do FGFA ocorre um dia depois que o Ministro da Defesa Indiano, em uma clara referência à China, avisou do perigo imposto por vizinhos regionais que estão aumentando suas capacidades militares num passo acelerado. A Índia tem disputas territoriais antigas com a China, e olha com suspeitas as relações próximas do país com o Paquistão.

FONTE: AFP, via Yahoo

wpDiscuz