Guiada tanto por GPS quanto por laser, a bomba já havia sido utilizada no Iraque em 2008

A USAF (Força Aérea dos EUA) informou na última segunda-feira, 4 de outubro, que foi realizado o primeiro lançamento em combate de uma bomba guiada GBU-54, no Afeganistão. O emprego da arma foi realizado recentemente pelo 510º Esquadrão de Caça, segundo o informe.

A GBU-54 é a nova bomba guiada de 500 libras da USAF, equipada com um sistema especial de guiagem que combina GPS e laser para engajar e destruir alvos estacionários e em movimento, conforme a necessidade.

Antes, os aviões de combate da USAF estavam usando uma combinação de duas diferentes armas, segundo um capitão do  510º. Uma era a GBU-38, de 500 libras, guiada por GPS. Outra era a GBU-12, também de 500 libras, guiada por laser. A  GBU-54 combina as vantagens das duas em uma única arma, e já havia sido identificada como uma necessidade operacional urgente no início de 2007.

Segundo o informe da USAF, o ciclo de desenvolvimento e testes da GBU-54 foi completado em menos de 17 meses, sendo empregada pela primeira vez no Iraque em 2008.

FONTE / FOTOS: USAF (Força Aérea dos EUA)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz